Amigos que me acompanham

terça-feira, 30 de junho de 2015

Dedal da Grécia





* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * 

Grécia é um país estrategicamente localizado no cruzamento entre a Europa, a Ásia, o Médio Oriente e a África. Tem fronteiras terrestres com a Albânia a noroeste, com a República da Macedônia e a Bulgária ao norte e com a Turquia no nordeste. O país é composto por nove regiões geográficas: Macedônia, Grécia Central, Peloponeso, Tessália, Épiro, Ilhas Egeias (incluindo o Dodecaneso e Cíclades), Trácia, Creta e Ilhas Jônicas. O Mar Egeu fica a leste do continente, o Mar Jônico a oeste e o Mar Mediterrâneo ao sul. A Grécia tem um grande número de ilhas (cerca de 1 400, das quais 227 são habitadas).

Grécia é um país estrategicamente localizado no cruzamento entre a Europa, a Ásia, o Médio Oriente e a África. 




segunda-feira, 29 de junho de 2015

Iorque


Dedal de Iorque (em inglês: York) 

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Iorque é uma cidade murada histórica, na confluência dos rios Ouse e Foss em North Yorkshire, na Inglaterra e é uma tradicional cidade do condado de Yorkshire a qual dá o seu nome. Oferece uma grande variedade de atracções históricas, dos quais a Catedral de Iorque é a mais proeminente, e uma variedade de actividades desportivas e culturais tornando-se um destino turístico popular para milhões de pessoas.

A cidade foi fundada pelos romanos como Eboraco em 71 d.C.. Tornou-se a capital da província romana da Britânia Inferior, e mais tarde dos reinos de Nortúmbria e Jórvík. Na Idade Média, Iorque cresceu como um importante centro de comércio de lã.

domingo, 28 de junho de 2015

Brasão de Lamego



 Dedal com o brasão de Lamego, cidade portuguesa no Distrito de Viseu.


Dedal oferecido pela minha amiga Amélia que tem uma paixão especial por dedais com brasões, desde já o meu muito obrigado por mais este carinho.


http://dedaisamelia.blogspot.pt/


Sé de Lamego


Dedal de Lamego oferecido pela minha amiga Amélia.
http://dedaisamelia.blogspot.pt/



* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *  *


A Sé de Lamego, foi fundada em 1129. É uma catedral gótica, mantém a torre quadrada original, mas o resto da arquitectura reflecte as modificações feitas nos séculos XVI e XVIII, incluindo um claustro renascentista com uma dúzia de arcos bem proporcionados.

sábado, 27 de junho de 2015

Mafra - Convento


Dedal em metal na forma de um mocho com o Convento de Mafra num escudo.

Dedal oferecido pela minha amiga Amélia.
http://dedaisamelia.blogspot.pt/

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *  

Mafra é uma vila portuguesa no Distrito de Lisboa é famosa pelo seu palácio-convento, mandado construir por D. João V no século XVIII e que constitui a mais grandiosa obra do barroco português.
Mafra e o seu convento ficaram imortalizados pelo fantástico livro de José Saramago “O Memorial do Convento”.

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Eléctricos de Lisboa




* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

A rede electroviária lisboeta foi desenvolvida pela Companhia dos Carris de Ferro de Lisboa, que desde 1872 era uma das concessionárias de transportes públicos de passageiros na capital portuguesa, assegurando as carreiras que explorava com veículos de tracção cavalar rodando sobre os epónimos carris — os “carros americanos”.  A rede de eléctricos da cidade iria desenvolver-se a partir destas linhas.

Uma primeira experiência de motorização electrificada deu-se em 1887, com a introdução de dois carros equipados com baterias de acumuladores, que foi abandonada por inconclusiva.

Em 1900 instalaram-se os cabos aéreos, e construiu-se a “Geradora”, uma central termoeléctrica a carvão, que fornecia energia para a operação da rede. Em 1901 era inaugurada a primeira carreira electromotorizada.

Excerto Texto: Wikipédia



quinta-feira, 25 de junho de 2015

Evoramonte – Paço Ducal


Dedal em porcelana com a reprodução do laço que se encontra na fachada do Paço Ducal em Evoramonte e se tornou ex-libris.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

A Torre/Paço Ducal é um bom exemplar de arquitectura quinhentista, construído, em princípio depois do terramoto de 1531, pelos mestres Diogo e Francisco de Arruda, sendo o senhor da vila, na altura, D. Jaime, duque de Bragança. Segundo o historiador de arte Paulo Pereira, a sua planta centrada é provavelmente a sua característica mais marcante, que derivará tanto dos edifícios militares tradicionais, como de edifícios sagrados e funerários, estes mais comuns nesta época. De qualquer forma, os conceitos estéticos manuelinos estão ainda presentes, apesar de, provavelmente, este edifício ter sido construído no reinado de D. João III (r. 1521-1557), período normalmente designado por Tardo-Manuelino.

quarta-feira, 24 de junho de 2015

Dedal em Croché


O meu primeiro dedal em croché gentilmente oferecido pela minha amiga Amélia.
http://dedaisamelia.blogspot.pt/

Monumentos de Madrid


Puerta de Alcalá






Porta de Alcalá foi construída em 1778 pelo Rei Carlos III como porta de entrada na cidade de Madrid. 








Fuente de la Cibeles







A famosa Fonte de Cibeles foi esculpida em 1782 a partir de desenhos de Ventura Rodriguez.

terça-feira, 23 de junho de 2015

segunda-feira, 22 de junho de 2015

sexta-feira, 19 de junho de 2015

Os Mochos


Conjunto de três dedais com mochos em cloisonné.


****************************

Cloisonné técnica de trabalho em esmalte na qual tiras finas de metal são coladas sobre uma superfície, formando um desenho composto por vários pequenos compartimentos preenchidos com pasta de esmalte vitrificado.


Flores da Grécia


Dedal com pintura de flores



********************************************

Grécia é um país estrategicamente localizado no cruzamento entre a Europa, a Ásia, o Médio Oriente e a África. 

A Grécia moderna tem suas raízes na civilização da Grécia Antiga, considerada o berço de toda a civilização ocidental. Sendo assim o local de origem da democracia, da filosofia ocidental, dos Jogos Olímpicos, da literatura ocidental, da historiografia, da ciência política, de grandes princípios científicos e matemáticos, das artes ciências ocidentais, incluindo a tragédia e a comédia. As conquistas culturais e tecnológicas gregas influenciaram grandemente o mundo, sendo que muitos aspectos da civilização grega foram transmitidos para o Oriente através de campanhas de Alexandre, o Grande, e para o Ocidente, através do Império Romano.



quinta-feira, 18 de junho de 2015

Flora de Tenerife


Flores de Tenerife.




Dedal representando uma Draco Milenar considerada património, esta espécie é muito típica nas Canárias.


***************************************

Tenerife é a maior ilha do arquipélago das Canárias, com 908.555 habitantes, pertencente à Espanha. O relevo da ilha é dominado pelo vulcão Teide, com seus 3.718m, a mais alta montanha do país. Além disso, Tenerife também é a mais povoada entre as ilhas espanholas. A capital da ilha (sede do Cabildo), da província e Ilhas Canárias (em conjunto com Las Palmas de Gran Canaria é a cidade de Santa Cruz de Tenerife. Outra importante cidade é San Cristóbal de La Laguna, declarada Património Mundial pela UNESCO. Tenerife é também a maior e mais populosa ilha da Macaronésia. El Parque Nacional do Teide é desde 2007 Património Mundial e é o mais visitado em Espanha e um dos mais visitados parques nacionais do mundo. Por seu lado, as montanhas de Anaga é desde 2015 Reserva da Biosfera é o lugar que tem o maior número de espécies endémicas na Europa.

Texto: Wikipédia



quarta-feira, 17 de junho de 2015

Barcelona de Antoni Gaudí



Dedal com a famosa Casa Batlló de Antoni Gaudí






Dedal dedicado à construção da catedral a Sagrada Família.
Infelizmente a fotografia não é a melhor.

**********************************************************

Antoni Gaudí i Cornet (Reus ou Riudoms, 25 de Junho de 1852 — Barcelona, 10 de Junho de 1926) foi um famoso arquitecto catalão e figura de ponta do Modernismo catalão. As obras de Gaudi revelam um estilo único e individual e estão em sua maioria na cidade de Barcelona.

Grande parte da obra de Gaudi é marcada pelas suas grandes paixões: arquitectura, natureza e religião. Gaudi dedicava atenção aos mais ínfimos detalhes de cada uma das suas obras, incorporando nelas uma série de ofícios que dominava: cerâmica, vitral, ferro forjado e marcenaria. Introduziu novas técnicas no tratamento de materiais, como o trencadís, realizado com base em fragmentos cerâmicos.

Depois de vários anos sob influência do neogótico e de técnicas orientais, Gaudi tornou-se parte do movimento modernista catalão, que atingiu o seu apogeu durante o final do século XIX e início do século XX. O conjunto da sua obra transcende o próprio movimento, culminando num estilo orgânico único inspirado na natureza. Gaudi raramente desenhava projetos detalhados, preferindo a criação de maquetas e modelava os detalhes à medida que os concebia.

Texto: Wikipédia

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...