Amigos que me acompanham

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Campinos de Santarém

 Dedal pintado à mão por artesãos de Santarém.


************

Campino é um personagem típico da região do Ribatejo que está ligado à condução de gado, em especial os touros. Veste-se de uma forma muito característica com o seu barrete verde com orla e barra em vermelho, camisa branca, colete encarnado, uma faixa vermelha que usa na cintura, calça azul, meias brancas até ao joelho, sapato preto com esporas, uma jaqueta que coloca sobre o ombro esquerdo e por último o seu bastão (pampilho) que utiliza na condução do gado.

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Porto



**********


Porto a segunda maior cidade de Portugal, situada a norte de Portugal.
Uma cidade com muita história e historias por contar.


quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Caça à raposa


 ***********

A caça à raposa é uma tradição inglesa que consiste na caça, acompanhada de cavalos e cães, à raposa nos campos ingleses. 
Tal prática foi proibida pelo Parlamento Britânico por ferir os direitos animais propostos pela UNESCO.

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Torre das Cabaças - Santarém



**********

A Torre Relógio de Santarém, construída em meados do século XV sobre uma estrutura pré-existente, uma torre do recinto muralhado da Vila medieval ligada à Porta de Alpram ou Alporão. Vulgarmente conhecida por Cabeceiro é um dos elementos arquitectónicos mais conhecido e emblemático de Santarém. 

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Uvas

 Dedal pintado à mão com cachos de uvas recordação de Santarém.

*************


Santarém tem uma boa produção de uvas de mesa.

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Os Golfinhos do Sado



*******************


A observação de Golfinhos em estado selvagem no Estuário do Sado, única população residente de golfinhos em Portugal, é uma actividade que se estende entre Setúbal e Tróia, e pela zona marinha adjacente, a sul da península até ao Parque Marinho Luís Saldanha, parte integrante do Parque Natural da Arrábida.

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Arraiolos



**********

Arraiolos é uma vila portuguesa situada no Distrito de Évora e muito famosa pelos seus belos tapetes.

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Cristo Rei - Lisboa



************
A ideia da construção do Monumento a Cristo Rei surge em 1934, aquando de uma visita ao Brasil do então Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Gonçalves Cerejeira. Ao passar pelo Rio de Janeiro, viu a imponente imagem de Cristo Redentor do Corcovado e logo no seu coração nasceu o desejo de construir semelhante obra em frente a Lisboa. Em 1936, a ideia de construir o Monumento a Cristo Rei foi transmitida ao “Apostolado de Oração”, que a acolheu entusiasticamente.

terça-feira, 13 de outubro de 2015

Mosteiro dos Jerónimos - Lisboa



***********
Perto do local onde o Infante D. Henrique, em meados do séc. XV, mandou edificar uma igreja sobre a invocação de Sta. Maria de Belém, quis o rei D. Manuel I construir um grande Mosteiro. Para perpetuar a memória do Infante, pela sua grande devoção a Nossa Senhora e crença em S. Jerónimo, D. Manuel I decidiu fundar em 1496, o Mosteiro de Sta. Maria de Belém, perto da cidade de Lisboa, junto ao rio Tejo. Doado aos monges da Ordem de S. Jerónimo, é hoje vulgarmente conhecido por Mosteiro dos Jerónimos.

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Sé Catedral de Lisboa



***********
Datada de 1147, a Sé da Lisboa é um dos seus ex-libris e também um dos símbolos da Reconquista cristã do território.
A Sé foi construída quando o primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques, conquistou a cidade aos mouros, em 1147. No local existia uma mesquita muçulmana.
Em termos de arquitectura, nasceu segundo o estilo românico da época, também presente na Sé de Coimbra, mas nos séculos seguintes sofreu transformações importantes em estilo gótico, em que se destaca o deambulatório, mandado construir por D. Afonso IV (1291-1357) para seu panteão familiar.

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Convento de Mafra






*****************
 O Palácio-Convento de Mafra constituiu o maior empreendimento artístico do reinado de D. João V, cumprindo um voto que terá feito com o intuito de obter sucessão. O projecto considerou uma basílica, um convento para albergar 300 frades arrábidos e um palácio. A sua concepção original teve um forte enfoque romano, com contribuição do atelier de Carlo Fontana em Roma e direcção das obras pelo seu discípulo João Frederico Ludovice (ourives e arquitecto alemão activo em Lisboa desde 1701). Em vinte anos, de 1717 a 1737, construiu-se um dos maiores edifícios de sempre da Europa, de uma qualidade estética e unidade programática ímpares.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...